Recessões podem surgir por conta de novos atores no cenário macroeconômico
Foi publicado nesse mês o meu texto no Boletim Informações Fipe. Nele eu mostro que flutuações nos preços de minerais críticos (como o lítio, terra rara, níquel, cobalto) têm o potencial de mudar o ciclo econômico. Neste caso, eu argumento que inflações domésticas, mercados de ações e recessões são sensíveis a esses preços. Veja o gráfico abaixo a evolução dos preços de alguns minerais críticos.
Note que no final do período o preço do lítio disparou (linha com bolinhas). Isso significa que produtos que utilizam o lítio, como baterias e carros elétricos, tenderiam a se tornar mais caros, uma vez que parte do processo produtivo, que utiliza o lítio como insumo, se tornou bem mais caro.
Na próxima figura eu mostro a simulação de aumentos nos preços dos minerais críticos (MC) e as respostas das inflações de regiões como a Europa, a América Latina e a China (a visualização não ficou muito boa por conta da baixa resolução usada). Há disseminação da inflação, ou seja, preços nacionais seguem as subidas nos preços internacionais de minerais críticos.
Analistas e estudiosos de macroeconomia sabem que flutuações nos preços do petróleo são relevantes para os ciclos econômicos (um canal é o encarecimento do abastecimento: fretes se tornam mais caros, e produtores e empresários repassam o maior custo ao consumidor, nós). Eu acrescentei os preços de minerais críticos nessa discussão. Se a transição energética é de fato o rumo que a sociedade tomará, então é provável que os preços de minerais críticos - os minerais usados nessa transição -, passarão a se tornar cada vez mais relevantes em nossas vidas. Nosso bolso se tornará sensível aos preços desses minerais.
Esse texto está neste link. Ele começa na página 35.
___________________________________________________
Momento marketing:
Venho lembra que o curso de macroeconomia aplicada que criei juntamente com um analista financeiro está disponível neste link. O curso ensina a realizar investimentos com a compreensão do cenário macroeconômico.
O preço ainda está promocional, no valor de 200 reais. Depois irá virar para 249 reais. Aproveitem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário