quinta-feira, 19 de junho de 2025

Resenha: Nunca é Hora de Parar (David Goggins)

O Incansável Goggins Entra em Ação Novamente

nunca é hora de parar


Leitor, você perceberá, caso acesse o menu principal desse blog, que recentemente eu escrevi a resenha do livro Nada Pode Me Ferir. Eu me empolguei com o Goggins e aqui estou novamente escrevendo a resenha de seu segundo livro,  Nunca é Hora de Parar: Liberte sua Mente e Desenvolva seu Potencial Inexplorado

Para quem não o conhece, Goggins é famoso por seus vídeos no Youtube, normalmente nos desafiando a atingir nossas metas. O diferencial é que Goggins leva ao extremo a caminhada para o sucesso dessas metas. Por exemplo, ele ostentava o record mundial de barras, com um total de... 4030 barras em um dia. É isso mesmo, mais de 4 mil barras - e você achando que fazia muito quando batia 4 séries de 8 barras na academia, hein? (isso serve para mim). 

Goggins sofreu abusos quando criança, com repetidos episódios de racismo e violência pelas surras que levava de seu pai. Além disso, vinha de família pobre e humilde, com baixa escolaridade. Apesar do começo difícil, ele conseguiu várias realizações em sua vida, a maioria envolvendo o campo militar. 

Isso tudo nos é contado no primeiro livro, Nada Pode Me Ferir. Então o que esse segundo livro acrescenta? Eu tive essa dúvida, e a minha conclusão é que o conteúdo não é muito diferente da primeira obra. O que não é ruim, pois eu gostei muito do primeiro livro. Nunca é Hora de Parar é como se fosse um final do livro anterior: "ok, bati as metas, e agora?" A respsota de Goggins é que criemos novas metas, mais ousadas ainda!

Logo no início, Goggins joga a receita para o sucesso em nossas vidas - e tenha em mente que sucesso para ele não é chegar no destino final, mas sempre a disposição de correr atrás de metas. De acordo com ele, esforço, aprendizado e adaptação são as peças essenciais para quaisquer caminhadas. Entretanto, somente teremos essas peças se tivermos disciplina, força mental e crença na possibilidade de sucesso. 

Tenho a impressão que com disciplina conseguimos chegar em muitos lugares. Se acoplarmos consistência com disciplina, então nossas chances aumentam substancialmente. 

Outra curiosidade de Goggins: nos seus vídeos, ele normalmente está correndo ou fazendo barras (ou outro exercício) e gritando conosco (é engraçado). Esse quadro está presente no livro: grande parte da obra detalha os seus percalços para as ultra maratonas (corridas de mais de 150 quilômetros). 

Temos de começar a pensar que nós podemos chegar lá. É o famoso "what if" de Goggins. Por variados motivos, no de Goggins foi uma infância terrível, tendemos a pensar que não somos capazes ou qualificados para atingirmos alturas elevadas - mas isso pode ser um engano. Consistência, insistência e disciplina podem fazer o truque.

Ajuda também enfrentarmos nossos demônios, questões não resolvidas que temos conosco. Isso exige reflexão sincera e profunda. 

Como ele próprio afirma, ele é aquele "motherfucker" (filho da puta) que sempre vai insistir em atingir um objetivo distante. Ele acordará às 4 da madrugada se for preciso, irá parar de usar redes sociais, irá estudar algo que não sabe e odeia e fará tarefas chatas e monótonas, desde que sejam necessárias para atingir sua meta. 

Ele é esse tipo de motherfucker. Como eu li o livro no original, em inglês, a palavra motherfucker aparece muitas vezes. Na primeira vez, achei estranho, depois ficou engraçado - nos seus vídeos é a mesma coisa. É motherfucker aqui, motherfucker lá e vida que segue. 

(Fiquei na dúvida sobre a versão em português: como deve estar? Filho da puta, puro e simples?)

Enfim, a obra é uma continuação direta do primeiro livro. Goggins nem mesmo explica termos e expressões usados em Nada Pode Me Ferir, como mente calejada, mas isso não prejudica a leitura - talvez seja estratégia de marketing para forçar leitores a adquirirem a obra.

De toda forma, Nunca é Hora de Parar é um bom livro, com momentos emocionantes, como o episódio com o avô de Goggins, que nos remete ao filme Karatê Kid com a relação entre o mestre Miyagi e o seu aprendiz Daniel San (meus olhos arderam nesse momento; algo raro durante leituras). A essência da obra, todavia, é válida: temos de nos reinventar para atingirmos novos lugares

Aqui vai uma amostra de um dos vídeos de David Goggins:


_____________________________________________________________________________

Conhece o curso online do blog? Clique aqui e confira!





Nenhum comentário:

Postar um comentário