quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Novidade no Blog

Minhas Publicações no Boletim Informações Fipe serão agora apresentadas aqui 

brasil banco central


Este blog apresenta textos divididos em 4 seções: 1) artigos, 2) rapidinhas de economia, 3) resenhas e 4) academia. Artigos são textos mais longos nos quais eu desenvolvo e discuto um tópico. Às vezes ele consiste em apenas uma análise de problemas econômicos. Rapidinhas de economia são textos muito curtos, discutindo algo que ocorreu no Brasil ou no mundo. Eu usei muito Rapidinhas de economia quando eu fazia o meu doutorado na USP (2019-2023). Dado o tempo escasso e as demandas quase infinitas do doutorado, eu tinha pouco tempo para escrever. 

Resenhas são discussões acompanhadas do resumo de alguns livros técnicos que eu leio. Curiosamente, resenhas é o setor que mais acarreta tráfego orgânico neste blog. A postagem com maior número de visualizações não é de economia, é de filosofia, o livro Além do Bem e do Mal, de Nietzsche (para quem quiser ler a resenha, ela está aqui). É no mínimo curioso que em um blog destinado a discutir e debater temas econômicos, o texto mais popular é de filosofia. Talvez isso se deva a minha inclinação por livros de filosofia - admiro muito esse ramo milenar de conhecimento. 

A quarta seção deste blog é Academia, a qual apresenta minhas publicações acadêmicas em revistas científicas. Eu apresento o artigo de forma resumida e intuitiva. 

Hoje eu inauguro uma nova seção, chamada de FIPE. FIPE devido ao Boletim Informações FIPE, publicação promovida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Como tenho escrito regularmente neste boletim, irei disponibilizar os meus textos neste blog também. Minhas publicações na FIPE são resumos (de 4 a 6 páginas) de minha pesquisa científica, mostrando resultados econométricos. Como a seção Academia, essa nova seção também será um pouco mais técnica - na verdade, mais técnica do que a Academia. De toda forma, espero que essa atualização no blog continue oferecendo informação para os leitores. 

Assim, dando o pontapé inicial, apresento o artigo Política Monetária Afeta Emissões de Gás Carbônico (CO2) escrito por mim, João e Mauro, todos professores e pesquisadores. O artigo mostra o impacto da política monetária dos principais bancos centrais do mundo sobre as emissões de gás carbono. Veja a intuição: no curto prazo, como a política monetária (digamos, uma subida da taxa de juros) afeta mercados financeiros, a produção e o emprego, o próximo passo é questionar se ela também não afetaria variáveis não-econômicas, como variáveis ambientais. Essa discussão pode ser vista no link abaixo (basta clicar no título do artigo):

Boletim Informações Fipe de julho (veja a página 20): Política Monetária Afeta Emissões de Gás Carbônico (CO2)







Nenhum comentário:

Postar um comentário