E por estar em tudo, ela também gera problemas
Sabe quem veio primeiro? O ovo ou a galinha? Bom, nos dias de hoje, quando vamos discutir o impacto da economia sobre o planeta, temos de pensar no contrário também: o impacto do planeta sobre a economia.
Eu explico.
O funcionamento da economia gera poluição e emissões de gás carbono, causando o efeito estufa e fazendo nossa vida mais quente na Terra.
Mas o planeta mais aquecido também afeta a economia: tendemos a comprar maior quantidade de ar condicionado, ventiladores e buscar áreas menos arriscadas para morar em virtude de desastres ambientais.
Trabalhos recentes têm explorado essa dicotomia da mudança climática com a economia.
Na verdade, quem estuda macroeconomia (estudo dos agregados econômicos, o que ocorre na economia como um todo) sabe dessa problemática.
(Para quem não sabe, eu sou professor e pesquisador de macroeconomia, a área mais legal da economia).
É nesse sentido que eu argumento, no artigo que escrevi no boletim de informações Fipe desse mês, que a economia brasileira afeta e é afetada pela mudança climática.
Nós contribuímos com a mudança climática quando desmatamos a floresta Amazônica. Também contribuímos com as emissões de gás carbono.
Adicionalmente, como gases se espalham na atmosfera e no planeta, parte dessa poluição atinge países vizinhos - para quem diz que vizinho traz somente problemas, eis um argumento a nível econômico.
Eu mostro que a depreciação do câmbio reais por dólar (nossa moeda perde valor) contribui para o desmatamento, pois incentiva as exportações de commodities. E para exportar e produzir, os produtores brasileiros desmatam parte das florestas.
Quando a indústria nacional cresce também piora a mudança climática, com emissões de gás carbono - fretes e etapas produtivas emitem gases (os defensores da industrialização sabem desse efeito colateral?)
(outra dica para pensar economia: há vários efeitos ocorrendo ao mesmo tempo - é difícil achar somente um efeito positivo na mesma medida, podem existir outros tantos).
Enfim, como eu brinco com meus alunos, o bom de estudar economia, em especial macroeconomia, é que conseguimos entender o porquê do mundo ser como é - pelo menos na esfera econômica e política. Talvez na esfera individual?
A economia está em quase tudo, oras!
E o artigo mostra isso: o desmatamento aqui no Brasil tem motivação econômica.
Aos interessados, o artigo do boletim informações Fipe pode ser acessado aqui, na página 65.
____________________________________________
Se gosta de discutir economia e entender por que o Brasil não é um país rico e desenvolvido, dê uma olhada no ebook que escrevi aqui.
_____________________________________________

Nenhum comentário:
Postar um comentário