sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

E a Incerteza na Política Climática?

Não é de hoje que incertezas carregam efeitos negativos tanto na economia quanto no planeta

aquecimento global


O ano segue produtivo e promissor. No mês passado tive minha segunda publicação acadêmica, e de novo um artigo qualis A1. O artigo é Spillover effects of climate policy uncertainty on green innovation (Efeitos transbordamentos da incerteza da política climática sobre a inovação verde), publicado na revista Journal of Environmental Management. O artigo está aqui

A pergunta que faço no artigo é simples: um cenário de incerteza em relação a políticas climática, como indefinições, dúvidas sobre o impacto da mudança climática sobre o planeta e possível cancelamento de projetos em renováveis, prejudicaria empresas comprometidas com a inovação em renováveis (ou inovações verde)? Podemos pensar que a atividade de inovação é altamente incerta, envolvendo horizontes longos de tempo - é difícil saber quando o investimento de hoje irá gerar em alguma inovação útil para a sociedade. Assim, esse tipo de inovação poderia ser sensível ao quadro político e econômico (na verdade, toda inovação é). Minha resposta é que sim, o aumento da incerteza na política climática reduz a inovação verde.

Na figura abaixo eu mostro o percentual de inovações verdes em relação ao total de inovações (eu uso patentes para mensurar inovações). Note que há um aumento ao longo do tempo, ou seja, países estão investindo mais em inovações verdes. Sinal de que estão comprometidos com a transição energética e em reduzir o impacto da mudança climática sobre o planeta. Destaque para a barra laranja, a Dinamarca, a qual tem aumentado significativamente o total de patentes verdes. 

inovação verde


Na próxima figura eu mostro a incerteza na política climática (CPU), incerteza na política econômica (EPU) e anomalias na temperatura (temp, colunas cinza). Veja que todas as séries aumentaram ao longo do tempo! É sinal de que elas, em algum grau, são correlacionadas (eu mostro no artigo que esse é de fato o caso). Anomalias na temperatura global denotam aumentos da temperatura acima da média histórica, indicando que o planeta está ficando mais quente. Como a CPU acompanha esse aumento, podemos pensar que a piora nas condições climáticas são acompanhadas por maior incerteza na política climática. 
incerteza


A última figura ilustra o principal resultado do estudo. Ela mostra que quando a incerteza na política climática sobe, as inovações verdes no Canada, na Zona do Euro, em Israel, no Japão, na Noruega, na África do Sul, no Reino Unido e nos Estados Unidos despencam. Esse efeito é conhecido como transbordamento, pois a incerteza na política climática invade e afeta diferentes países, negligenciando as fronteiras nacionais. Portanto, o efeito da CPU transborda ao longo do planeta. 

choques

Os méritos do artigo são: i) mostrar que a incerteza na política climática prejudica as inovações verdes, ii) mostrar que isso ocorre em 34 países (equivalente a 75% da economia global), e iii) argumentar utilizando técnicas econométricas que fornecem análises de efeitos de transbordamento, choques, decomposição de flutuações e causalidade (os modelos são GVAR, VECM, cointegrações e Causalidade de Granger). Tem sido uma estratégia que sigo a de mostrar que os resultados se mantêm mesmo usando diferentes modelos - isso fortalece a confiabilidade nos resultados. 

E qual a implicação para a sociedade? Como precisamos de inovações verdes para realizar a transição energética e reduzir o impacto da mudança climática, governos poderiam contrabalancear o efeito negativo da incerteza da política climática com políticas econômicas que promovam as inovações, como a concessão de crédito subsidiado e redução de impostos. Claro que tais políticas deveriam respeitar as contas públicas, para que não comprometam a estabilidade macroeconômica. Portanto, sabendo de antemão que a incerteza da política climática é prejudicial, governos poderiam criar fundos orçamentários para serem usados quando necessário.







Nenhum comentário:

Postar um comentário