terça-feira, 11 de novembro de 2025

A Mudança Climática é Realmente Ruim?

Do ponto de vista econômico, sim

economia


Sabemos que a mudança climática gera efeitos adversos sobre o planeta, como o aumento da frequência de desastres naturais. E sobre a economia?

Eu explorei essa pergunta e trago alguns resultados - já adianto que a maioria não é bem vinda. 

Em uma simulação, eu mostro que as taxas de câmbio, preço da moeda nacional em relação ao dólar (no Brasil usamos reais por dólar), se depreciam, elas sobem:

choque

Na figura, quando as três linhas sobem, é sinal de que os resultados são válidos. 

Portanto, esse é o primeiro resultado: as moedas nacionais perdem valor e perdemos poder de compra (no noticiário, sempre que o câmbio real por dólar subir, saiba que o seu dinheiro está valendo menos).

Na prática, isso significa que teríamos menor poder de compra - comprar importados se tornaria mais caro. Viajar para o exterior também seria mais caro. E tudo que precisasse de importação, como peças de veículos, teria o efeito cascata de encarecer todo o produto.

Leitor, não se engane, o câmbio sempre o irá afetar - uma das verdades da vida econômica. 

Eu mostro também que os mercados de ações tenderiam a perder valor. Veja na figura abaixo as quedas das 3 linhas em cada país:

mudança climática


Também irá te afetar!

A queda do mercado de ações (no Brasil seria a queda do Ibovespa) enfraquece as empresas que emitem ações, reduz o investimento, a produção e o crescimento econômico do país.

Esses efeitos indesejáveis podem o atingir por meio da menor criação de vagas de emprego: sempre que há uma desaceleração na atividade econômica, o trabalhador a sente pela menor oferta de empregos.

Outro resultado é que a produção industrial iria cair por conta do câmbio mais depreciado e da queda dos mercados de ações.

Em outras palavras, teríamos uma recessão.

Na recessão, praticamente todos saem perdendo. Recessão significa a queda da atividade econômica, dos salários, dos empregos, do investimento e do poder de compra.

Tendemos a consumir menos durante recessões.

Ninguém gosta de recessões. 

Eu mostro que recessões podem ser um dos efeitos colaterais da mudança climática

O texto completo está neste link, página 73. Eu publiquei esse artigo no Boletim Informações Fipe do mês de outubro.

_____________________________________________

Conhece o ebook do blog? Clique aqui e confira o ebook que explica o Brasil!






Nenhum comentário:

Postar um comentário