O guia para destravar nossa escrita
Palavra por Palavra é um livro raro. Anne Lamott nos conta fatos desde sua infância, com grande participação de seu pai, até os dias presentes, mostrando dicas e ensinamentos dados por ele que nos são transmitidos.
Desta forma, o livro é um guia para escritores, principalmente iniciantes. Como o título indica, parte das dicas também serve para nossas vidas.
O pai de Anne dizia para sermos ousados e originais. Que não tenhamos medo de cometer erros. A escrita envolve escrever e reescrever inúmeras vezes. O primeiro rascunho dificilmente será o definitivo. Temos sempre de lapidar o que escrevemos.
Muitas pessoas travam na hora de escrever. Embora eu não seja escritor de ficção, como é o caso de Anne e de seus alunos (ela também leciona sobre como escrever romances), já testemunhei muitos pesquisadores travando na hora de escrever artigos. As palavras simplesmente não saem.
O que fazer?
O pai de Anne nos diz para fazermos um pouco todos os dias. Lembrei de Confúcio: "O homem que move montanhas começa carregando pequenas pedras". Que carreguemos pequenas pedras durante a escrita!
Assuma a tarefa de escrever como uma dívida de honra e faça metas para terminar etapas e avançar.
No caso de um romance, é uma meta de longo prazo, mas que pode ser dividida para se tornar mais palpável.
Um dos momentos mais bonitos ocorre na introdução, quando o irmão de Anne está travado na missão de escrever sobre pássaros, em volta de lapis, pinceis e livros sobre pássaros. O pai de Anne passa o braço no ombro do rapaz e diz: "pássaro por pássaro, apenas faça pássaro por pássaro".
E aqui eu estranhei a tradução para o português. Enquanto no inglês o título é Bird by Bird (Pássaro por Pássaro), no português está Palavra por Palavra. Como eu li a versão em inglês, não faço ideia como esse episódio foi adaptado.
A ideia é que avancemos com calma, ganhando pequenos terrenos - mas que os ganhemos! Pequenos avanços representam vitórias na jornada de escrever obras.
Como a leitura desse livro teria me ajudado quando escrevi o ebook A Estranha Lógica da Economia Brasileira. O livro Palavra por Palavra nos acalma, mostra que é possível escrever livros, que podemos errar, que vamos errar, mas que deveríamos continuar.
Deveríamos escrever mesmo que não consigamos publicar ou ficar ricos, mesmo que não atinjamos a fama. Escrever libera nossos sentimentos, nos coloca em contato com nossas almas, abre mundos e perspectivas.
Eu perco a noção do tempo quando escrevo - e aqui está um dos motivos de eu ter esse blog.
A introdução de Palavra por Palavra é uma das introduções mais bonitas que já li, com episódios da infância de Anne com o pai sendo rememorados e usados para guiar o processo de escrever. Infelizmente esse efeito se reduz ao longo da obra - a infância de Anne é pouco usada para reforçar as lições.
De toda forma, o livro é muito bonito, consegue entregar uma leitura leve e poética, com honestidade e muitos ensinamentos.
______________________________________
Conhece o ebook do Velha Economia? Clique aqui e veja
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário