Trabalhos acadêmicos mostram resultados pessimistas para o aumento de tarifas
Eu estou trabalhando em um artigo sobre as tarifas impostas por Donald Trump sobre a China - na verdade, muitos outros pesquisadores estão explorando as implicações dessa política. Veja o gráfico abaixo, que mostra as tarifas dos EUA sobre os produtos chineses desde 2018.
De tarifas de 3%, no início de 2018, elas subiram para 20% em 2020. Ficaram mais ou menos estáveis durante o governo Biden (2021-2024). Mas em 2025, veja que elas explodem, atingindo o valor de 120%.
Claro, essas tarifas podem se alterar, pois Trump tem renegociado elas com a China.
A próxima figura, que retrata as importações dos EUA por produtos chineses, mostra uma das consequências de tarifas tão elevadas: as importações dos EUA caíram substancialmente no final do gráfico, mostrando que o elevado custo de importação tem desencorajado os norte-americanos em comprar produtos chineses.
Bom, isso era esperado. É um dos objetivos de Trump reduzir as importações da China. Elevar o custo dessas importações por meio de maiores impostos sem dúvidas é uma forma (ruim) de conseguir tal objetivo.
Como é padrão em trabalhos acadêmicos, eu também estou revisando trabalhos publicados sobre as tarifas dos EUA. Os resultados mostram que o crescimento econômico se reduz, o nível do PIB cai, o consumo de importados decresce, o custo de vida se eleva e que o mercado de ações tem quedas no valor das ações.
Como se vê, somente consequências ruins.
No caso da inflação do país, há trabalhos mostrando que o efeito inicial é o aumento dos preços, mas que depois esse efeito se desfaz - talvez porque a demanda agregada (aqui entra o consumo) e o crescimento econômico tenham se reduzidos. Em outras palavras, essas tarifas poderiam gerar uma recessão, e recessões são associadas com baixa atividade econômica.
Os preços cairiam nesse tipo de cenário.
Nada de novo sobre tarifas e comércio internacional.
Também nada de novo sobre impostos e atividade econômica: impostos desaceleram compras, vendas e o funcionamento de mercados.
Portanto, impostos travam a atividade produtiva.
Sempre foi assim.
E tarifas são impostos, apesar de serem chamadas de tarifas e não de impostos.
Continuo achando que Trump pagará um alto preço por essa política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário