Inclusive no longo prazo
Em uma das disciplinas que leciono, eu coletei as notas dos alunos e comparei com as suas faltas. O resultado está na figura abaixo (cada ponto em azul é um aluno, com sua respectiva nota e número de faltas).
Note que conforme as faltas aumentam, as notas decrescem - isso é capturado pela reta vermelha, a linha que incorpora a estimação que fiz.
Eu usei um modelo econométrico básico, ensinado para alunos de graduação, o mínimos quadrados ordinários (MQO).
O R2 estimado, chamado de coeficiente de determinação, foi de 0.41. Isso significa que a variável nota é explicada em 41% pelo número de faltas.
Eu também calculei a correlação linear entre notas e faltas. O valor foi -0.64. O sinal seguiu o que era esperado: maior número de faltas, menores as notas. Quanto maior a correlação (seu valor máximo é 1), maior é a relação entre duas variáveis. O valor de -0.64 é relativamente alto, mostrando que há alta relação entre notas e faltas.
Esse breve exercício empírico ilustra a importância da presença em sala de aula. Durante as aulas, o aluno absorve o conteúdo, pode tirar dúvidas, ter uma explicação do professor e reforçar o aprendizado (após a aula, o estudo em casa fica mais fácil, pois a matéria foi vista).
Claro, há limitações no exercício empírico que eu fiz.
Vamos a elas.
1) baixo número de alunos (observações). De fato, essa sala tem somente 15 alunos. Para resultados mais confiáveis, o ideal seria pelo menos uns 100 alunos (observações).
2) variáveis omitidas: tempo de estudo em casa, número de exercícios realizados, entre outros fatores. Como eu não tenho essas informações, fui incapaz de incorporá-las no modelo
3) auto seleção: os melhores alunos são justamente os que menos faltam, então o resultado estaria em parte pronto antes mesmo do exercício empírico. Em outras palavras, faltou aleatoriedade na amostra.
Todas essas ressalvas são pertinentes.
Mas ainda assim é digno de nota a relação negativa entre faltas e notas. Alunos que faltam são penalizados pelo aprendizado, com notas mais baixas.
Sem dúvidas, arcarão com algum custo com essas faltas no futuro.
Também podemos extrapolar e dizer que quem frequenta as aulas mostra disciplina - qualidade fundamental para a vida profissional em quaisquer campos de atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário