segunda-feira, 30 de março de 2020

Estudo mostra a eficácia da política de distanciamento social

Lockdown consegue reduzir propagação do vírus na China

artigo sobre covid-19




Artigo publicado hoje pela NBER investiga o efeito da restrição de mobilidade humana sobre a difusão do covid-19 na China. O lockdown na cidade de Wuhan, epicentro da pandemia, reduziu a entrada de pessoas na cidade em 76,64%, a saída de pessoas caiu em 56,35% e o movimento dentro da cidade teve redução de 54,15%. Os pesquisadores estimaram que o lockdown realizado em Wuhan reduziu a propagação do vírus nas cidades vizinhas: os casos de covid seriam 64,81% maiores em 347 cidades chinesas não localizadas na província de Hubei, e 52,64% maiores nas cidades dentro da província. 

Também concluem que houveram vários casos de covid não notificados inicialmente (nossas suspeitas estavam corretas quanto a subnotificação), mas que o hiato entre os notificados oficialmente e os obtidos por meio do modelo estimado se estreita ao longo do tempo (indício de melhora na realização de testes em massa para detectar casos positivos de covid).

Por fim, outro resultado obtido é o de que políticas de distanciamento social realizadas em cidades fora da província de Hubei são efetivas em reduzir o fluxo de pessoas vindas de cidades epicentros de disseminação (localizadas dentro da província de Hubei, com destaque para Wuhan).

Artigo: Human Mobility Restrictions and the Spread of the Novel Coronavirus (2019-nCoV) in China
Autores: Hanming Fang, Long Wang e Yang Yang
Link: https://www.nber.org/papers/w26906.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário