terça-feira, 3 de março de 2020

Preços podem resolver escassez de álcool em gel?


Mecanismo de ajustamento dos preços é a resposta para escassez de produtos



Máscara comprada na farmácia



O Coronavírus finalmente entrou no território brasileiro, e junto a ele todo o temor de seus possíveis efeitos sobre a sociedade. A bolsa de valores reagiu de forma adversa, tendo queda de 7% em apenas um dia. Os investidores estrangeiros retiraram 34 bilhões de reais aplicados nela apenas nesse ano – equivalente a 80% do total retirado em 2019 (reportagem aqui). Provavelmente o mercado irá refazer a previsão de crescimento econômico do Brasil, e certamente teremos outro ano de baixo crescimento. Como afirmei nesse texto aqui, o Brasil não é uma ilha isolada do mundo.

Em meio a esse cenário, na cidade de São Paulo, há relatos de falta de máscaras e álcool em gel nas farmácias. A procura por itens de higiene se elevou concomitantemente com a chegada do vírus. Como sempre, as leis do mercado não deixaram de funcionar, em especial, a lei da oferta e da demanda. A procura (demanda) se elevou com uma oferta constante, resultando no aumento dos preços desses produtos e na sua ausência das prateleiras. 

Como é corriqueiro, acusações de preço abusivo surgiram (reportagem aqui). Usando novamente a lei da oferta e da demanda, caso o mecanismo de ajustamento dos preços não seja permitido funcionar adequadamente, teremos farmácias com prateleiras vazias. O preço não se elevará como deveria ter se elevado, mas por outro lado muitos consumidores ficarão sem ter acesso a esses itens. Seria um episódio clássico de escassez de um bem.

No ano de 2013, devido às condições climáticas adversas para a sua colheita, o preço do tomate aumentou em mais de 80%. O fato foi alardeado e alvo de diversas piadas nas redes sociais (veja um dos memes aqui). Talvez por ser um produto vendido por diversos produtores de forma descentralizada, os consumidores não tenham  relacionado o incremento do preço com práticas abusivas ou monopolistas. O preço do tomate se elevou e não tivemos falta do produto nas prateleiras. O ajuste da oferta com a demanda foi realizado com sucesso.

Por outro lado, em 2018 tivemos a greve dos caminhoneiros, evento que prejudicou o funcionamento de todo o país. Entre os setores afetados, os postos de gasolina apresentaram filas imensas. Os consumidores não permitiram que os reajustes do preço da gasolina fossem realizados para equilibrar o mercado, então arcaram com a consequência inevitável de seus atos: falta do produto e/ou demora para obtê-lo.

Quando empresas se deparam com o aumento abrupto da demanda, os custos de produção se elevam para atender a essa maior procura. Elas pagam horas extras para funcionários e compram mais matérias-primas de fornecedores – também podem aumentar a margem de lucro. Essas etapas acarretam em um produto mais caro. Consequentemente o preço é repassado para o consumidor. Este terá o produto almejado, mas a um preço mais alto.

O preço é a principal âncora de uma economia de mercado. É por meio dele que as decisões de compra, venda e produção são realizadas. Quando, por algum motivo, o ajustamento do preço às condições da economia é prejudicado, veremos consequências prejudiciais para o mercado. "The market and its inescapable law are supreme", já dizia Mises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário