segunda-feira, 2 de março de 2020

OCDE reduz projeção de crescimento para 2020

China terá o menor crescimento em 30 anos


OCDE reduz projeção de crescimento























No seu relatório sobre a economia mundial, a OCDE apresentou estatísticas pessimistas, embora já esperadas e precificadas pelos mercados de ações. 
A economia mundial crescerá 2,4%, valor mais baixo desde 2009 - na esteira da maior crise financeira desde a Grande Depressão de 1929.
Potências europeias continuarão se arrastando para crescer, como é o caso da Alemanha (0,3%), França (0,9%) e Itália (crescimento nulo). A área do Euro também mostra letargia, com crescimento previsto de 0,8%. 
Na Ásia, o Japão tem previsão de 0,2%. Nenhuma novidade, considerando décadas de baixo crescimento desencadeado pelo estouro de sua bolha imobiliária na década de 1990. O gigante emergente, a China, tem previsão de 4,9%, valor mais baixo em 30 anos. Esse último dado afetou todo o crescimento mundial.
Em solo brasileiro, a previsão caiu para 1,7%. Parece que teremos mais um ano de fraco crescimento. O pior desse quadro é que as pressões para abandonar o ajuste fiscal e realizar uma política expansiva serão aumentados. Soma-se a isso o argumento político já esboçado por Bolsonaro, o qual almeja ter uma economia em crescimento mais forte para alavancar sua popularidade - e uma possível reeleição. Geralmente a economia sofre quando o argumento político se fortalece. 
Em resumo, o Coronavírus perturbou a incipiente recuperação da economia mundial. 
Nesse ano teremos fraco crescimento mundial.
Se o debate sobre desigualdade de renda está em pauta, este promete esquentar mais ainda, visto que o bolo não irá crescer muito.


Fonte: OCDE
Link: http://www.oecd.org/economic-outlook/

Nenhum comentário:

Postar um comentário