sábado, 25 de abril de 2020

Eric Yuan, fundador da Zoom, ganhou 4 bilhões durante a pandemia

Criador do Zoom mostra a força do empreendedorismo

Eric Yuan


Com o isolamento social, muitas empresas transferiram as suas atividades para o home office. Se a plataforma Zoom não era muito conhecida, ela passou a ganhar crescente projeção com o aumento de sua utilização.

O Zoom foi criado pelo chinês Eric Yuan em 2011. A motivação inicial foi criar uma forma de comunicação em vídeo com a sua namorada, pois Eric, na época estudando na faculdade, morava a uma distância de 10 horas de trem - e funcionou, atualmente ele é casado com ela.

Eric teve o visto negado 8 vezes pelos Estados Unidos, mas terminou conseguindo morar por lá. Tentou apresentar a ideia da Zoom para a empresa que trabalhava, a Cisco, mas não foi bem recebida e acabou sendo negada.

Tentando levar o projeto adiante, também não conseguiu atrair investidores. Sem crédito por fontes institucionais, recorreu a amigos e parentes. Com o empréstimo finalmente obtido, Eric implementou a sua ideia. 

Atualmente a Zoom atende mais de 30 mil empresas, entre elas algumas famosas, como a Samsung e a Uber. 

Nos últimos meses, em virtude do covid e da necessidade de teleconferências, o serviço da Zoom cresceu exponencialmente, o que gerou grande valorização de suas ações: dobraram de valor.

Como Eric detém 19% das ações da empresa, isso rendeu para ele algo próximo de 4 bilhões de dólares.

Essa breve história mostra algumas lições: 

i) a primeira é a de como um interesse pessoal (Eric queria criar a Zoom e viver com a renda de sua empresa) pode beneficiar milhões de pessoas (atualmente 200 milhões de pessoas usam o Zoom diariamente). Adam Smith nos ensinou que o mercado conseguia harmonizar esse tipo de mecanismo (resenha de Adam Smith aqui).

ii) o projeto da Zoom foi oferecido para investidores, os quais declinaram. Hoje eles certamente estão arrependidos. Isso mostra uma grande miopia por parte desses credores, algo normal em todo o mundo. Ou seja, investidores costumam ser míopes para grandes inovações.

iii) os mercados remuneram de forma muito generosa ideias inovadoras e que recebem grande recepção pelo público. Eric Yuan entra para o time de Bill Gates, Steve Jobs, Jeff Bezos, Mark Zuckerberg, entre outros, que fizeram fortunas com ideias inovativas  

iv) a plataforma Zoom está sendo investigada para garantir privacidade e segurança dos dados de seus usuários. Em uma era digital, essa questão é importante para proteger os consumidores. Daí a função dos governos em regularem esse tipo serviço, para obrigarem as empresas a tomarem as medidas para adequá-lo à segurança do consumidor. Isso apenas reforça o fato de que mercado e governo se complementam.


Fontes: 









Nenhum comentário:

Postar um comentário