terça-feira, 28 de abril de 2020

Brasil pagou 310 bilhões de reais em juros da dívida em 2019

Valor pago equivale a mais de 10 programas Bolsa-Família

governo perdulário


Prosseguindo o estudo das contas públicas, hoje eu coloco o gráfico com os valores do pagamento de juros da dívida pública do governo central em milhões de reais (valores não deflacionados). 

tesouro nacional

Entre os anos 1997 e 2008, o pagamento total não ultrapassou a marca de 150 bilhões de reais. De 2009 em diante temos uma escalada dos valores, com o pico atingindo 400 bilhões de reais, por conta do cenário caótico do impeachment de Dilma Rousseff.

O aumento vigoroso do pagamento de juros está estreitamente relacionado com o crescimento da dívida pública (a inflação acumulada no período foi de 140%, enquanto o aumento do pagamento de juros foi de mais de 600%). Mostrei nesse texto aqui que a dívida pública líquida/PIB saltou de 30% em 2014 para 54% em 2020, ou seja, quase dobramos o estoque de dívida. As repercussões disso ocorrem por suas contrapartidas, os juros pagos.

Por conta disso, é muito infeliz a afirmação do presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia, insinuando que não teríamos grandes problemas com o crescimento da dívida interna.

Para termos uma noção um pouco melhor do que representa o pagamento de juros, veja que o programa Bolsa Família consome um valor próximo de 30 bilhões de reais anualmente. Se tivéssemos nos comportado como um governo poupador, e pagássemos uma média de 100 bilhões de reais em juros, teríamos economizado 200 bilhões de reais, totalizando mais de 6 vezes o equivalente ao programa Bolsa Família. É um dos preços que estamos pagando.


Fonte: Tesouro Nacional





Nenhum comentário:

Postar um comentário