sexta-feira, 17 de abril de 2020

PIB trimestral da China cai 6,8%

Invencibilidade de 43 anos apresentando crescimento anual positivo continuará

crescimento positivo


Como esperado, a economia chinesa teve uma queda do seu PIB trimestral em 6,8%. Com o comércio fechado, poucas indústrias funcionando e com consumidores presos em suas casas, o resultado não poderia ser diferente.

Entretanto, veja que esse resultado é relativo ao PIB trimestral. No tocante ao PIB anual, que é mais importante para termos um panorama geral do país, a China, espera-se, não terá crescimento negativo. Pelo contrário. O FMI projeta crescimento de 1,2% para esse ano, mesmo considerando todo o impacto adverso do covid.

Veja na tabela abaixo o crescimento em porcentagem da China ao longo das últimas décadas. Ela apresentou números impressionantes desde a década de 1980. Em particular, ela cresceu 10,5% por ano em média no período de 2001 a 2010.

Dados banco mundial

No último período do gráfico a média do seu crescimento é de 7,28%. Ela será menor em virtude do covid. Mas a invencibilidade chinesa continuará. Para dados anuais, o último ano no qual ela teve crescimento negativo foi o de 1976, quando o PIB caiu em 1,57%. Desde lá, o gigante asiático tem impressionado o mundo com a força do seu crescimento. Esse dinamismo colocou a China como principal rival ao poderio econômico dos Estados Unidos.


Fonte: Globo
Dados da tabela foram obtidos no Banco mundial.
Linkhttps://www.worldbank.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário