quinta-feira, 23 de abril de 2020

PIB per capita terá desempenho pior do que o da "década perdida"

Preço da "Nova matriz econômica" está sendo cobrado

perdeu o tempo


Matéria do jornal Valor mostrou que teremos nessa década um crescimento do PIB per capita negativo (gráfico abaixo). Veja que a famosa "década perdida" teve queda média do PIB per capita de 0,4%, enquanto a atual década terá um mergulho de 0,6%.

pib per capita

No período 2011-2020 tivemos pelo menos dois fortíssimos golpes sobre o crescimento: i) impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e ii) atual pandemia do covid. São fatores que desorganizam a economia e assustam investidores e empresários, fazendo-os postergarem planos de produção de longo prazo. É bom lembrar também as fracassadas políticas da "Nova matriz macroeconômica" implementadas pelo governo PT, as quais não somente minaram o crescimento do país como também elevaram o endividamento público - este último elemento com consequências dolorosas nos dias atuais.

Para mostrar como o Brasil está ficando para trás na corrida de crescimento. Construí a tabela abaixo com dados do banco mundial. Ela mostra o crescimento do PIB per capita médio para o Brasil, Chile, América Latina e Caribe e para a economia mundial em porcentagem. Veja que em todos os períodos o Chile cresceu mais do que nós (lembrando que o Chile é o país mais rico da América Latina). Comparando com os nossos vizinhos no geral, com exceção de 2001 a 2010, eles cresceram mais do que nós também. O mesmo é válido para a economia mundial como um todo, ela perde somente entre 2001 e 2010.

banco mundial

É digno de nota o nosso crescimento negativo nos anos de 2011 a 2018, enquanto Chile, América Latina e Caribe e a economia mundial tiveram crescimento positivo. Estamos ficando para trás. 


Fonte do gráfico: Jornal Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário