terça-feira, 10 de novembro de 2020

Consoles deixarão de existir?

Se setor de filmes mostra lições, consoles poderão ter mesmo destino que videocassetes, DVDs e locadoras de filmes

sony microsoft


A chegada da Covid-19 representou forte queda da atividade produtiva mundial. Todavia, isso não significa que todos perderam. Como geralmente ocorre na economia, há vencedores e perdedores. Do lado dos perdedores, temos os segmentos que envolviam maior contato nas suas relações, como o de entretenimento noturno. Por outro lado, dos vencedores, tivemos o comércio eletrônico. O gráfico abaixo, extraído da The Economist, mostra que as empresas de videogame foram beneficiadas pelo novo contexto.

the economist


O gráfico mostra o aumento das receitas em relação ao mesmo período no ano passado. Mesmo com as perdas de emprego e de renda promovidas pela pandemia, esse setor auferiu aumento de ganhos. A Nintendo viu suas receitas dobrarem, a Activision teve aumento de 50%, a Microsoft mostrou aumento de pouco mais que 25%, e a Sony aumento de 12,5%. 

Economistas previram que a pandemia representaria alterações nas preferências de consumo. Como a ordem era ficar em casa, o setor de videogames se aproveitou da circunstância. O próximo gráfico fornece uma medida dos principais objetos que conectam o mundo dos games com os seus usuários. 

consoles, smartphones e computador pc


Observe que, para surpresa de alguns (incluindo eu), são os smartphones que estão na dianteira, com previsão de aumento de participação em 2020 (quando falamos em jogos, automaticamente a imagem de algum console nos vem à mente, mas isso está se alterando). Isso significa que no futuro os famosos consoles Playstation e Xbox podem perder importância, dando espaço para serviços de nuvem, análogos ao da Netflix. Em outras palavras, os jogos poderiam ser acessados em uma única plataforma, bastando que o usuário pague determinada taxa mensal. Enquanto a Netflix oferta esse tipo de serviço com séries, filmes e documentários, uma futura plataforma de videogame colocaria jogos disponíveis para smartphones. Na verdade, a Microsoft já caminha nessa direção. 

Como ressalta a reportagem, ainda está distante o dia que esse tipo de serviço será concretizado, uma vez que a parte técnica de transportar jogos em nuvem para dispositivos móveis não é tão simples se comparada com séries e filmes. De qualquer forma, a evolução do segmento de games mostra que a sociedade caminha a passos fortes para se tornar cada vez mais digital. 





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