sábado, 27 de junho de 2020

FMI projeta queda de 9% do PIB brasileiro em 2020

Pior desempenho do Brasil em comparação com outros países tem algo a dizer sobre o gerenciamento de sua economia 

PIB


A OCDE liberou algumas projeções de crescimento para esse ano e para o próximo. Como esperado, o crescimento desse ano ficou comprometido por conta da Covid-19. Teremos uma queda de algo por volta de 5%. A boa notícia é que há previsão de crescimento de 5,4% em 2021. Conforme a expectativa de produção de vacinas eficazes contra o vírus seja concretizada, o crescimento de 2021 pode ser reavaliado para maiores taxas.

crescimento

A maior queda de crescimento ocorrerá na Zona do Euro e na América Latina, quedas de 10,2% e 9,4%, respectivamente. Todavia, a recuperação será maior na Europa. Talvez o pacote de investimento para reerguer a economia do Euro tenha papel relevante nessa projeção (saiba mais desse pacote aqui).

A próxima figura mostra as projeções do FMI, incluindo para o Brasil. Iremos despencar em 9% nesse ano, com expectativa de recuperação de 3,6% em 2021. Sofreremos, em média, mais do que os demais países com a Covid-19.

crescimento

Um ponto para entender essa enorme queda e uma possível parca recuperação é que nós chegamos nessa crise despreparados. A economia sofria para equilibrar as contas fiscais e também não arrumamos a casa para o setor privado realizar investimentos e engatar forte crescimento. E na economia o preço de não realizar ajustamentos e reformas sempre chega. Acontece que esse tempo coincidiu com a chegada da Covid-19. E estamos atualmente no meio dessa confusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário