domingo, 10 de maio de 2020

Em live, Paulo Guedes diz que brasileiros são explorados por grandes empresas

Baixa abertura comercial e confusa regulação prejudicam competição doméstica

ministro economia


Na live com o Itaú, Paulo Guedes disse a seguinte frase: “Em vez de termos 200 milhões de trouxas sendo explorados por seis bancos, seis empreiteiras, seis empresas de cabotagem, seis distribuidoras de combustíveis; em vez de sermos isso, vai ser o contrário. Teremos centenas, milhares de empresas”.

O seu diagnóstico é o de que nossa economia é relativamente fechada, pouco integrada aos mercados internacionais, além de utilizar de políticas para proteger a indústria nacional. Essas políticas são os impostos sobre a importação, subsídios e medidas/regulamentos que inviabilizam maior competição com as empresas internacionais - essas são desestimuladas a se estabelecerem no Brasil.

Ele não está errado. Essa foi inclusive uma das pautas que o governo prometeu perseguir: promover a abertura comercial. Entretanto, ao longo do caminho esse objetivo foi abandonado (falei disso nesse texto aqui).

Juntamente com maior abertura comercial, foi também prometido alterações na regulação da economia, de forma a incentivar maior competição entre as empresas, facilitar a abertura de novas firmas, melhorar o intercâmbio de poupança para empreendedores em potencial, mas tudo ficou até agora na promessa.

Persio Arida criticou a perda dessa pauta (texto aqui), e responsabilizou parcialmente o fraco crescimento econômico de 2019 devido a essa omissão.

O fato é que há uma interação prejudicial para o interesse econômico nacional entre empresários, lobistas e políticos, a tal ponto que medidas para promover maior competição são barradas. Faz sentido do ponto de vista individual dos diretamente envolvidos: mercados mais competitivos tendem a reduzir o lucro das empresas estabelecidas.

Por fim, para reforçar o ponto de Guedes de que o nosso país tem baixa competição, utilizo o índice de liberdade econômica do Fraser Institute. Esse índice consegue retratar o quão competitivo é o ambiente econômico do país. A figura abaixo retrata os 5 países com maior valor, ou seja, maior liberdade econômica. O Brasil tem pontuação de 6.23, classificado em 120° de uma amostra de 189 países. Estamos muito, mas muito longe de ter uma economia de mercado funcionando de forma adequada.

liberdade econômica



Fonte: Folha de S. Paulo
Link: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/05/em-live-com-itau-guedes-diz-que-200-milhoes-de-trouxas-sao-explorados-por-seis-bancos.shtml

Fonte: Fraser Insitute
Link: https://www.fraserinstitute.org/economic-freedom/approach

Nenhum comentário:

Postar um comentário