sexta-feira, 8 de maio de 2020

Mankiw projeta rápida recuperação econômica dos EUA. Podemos dizer o mesmo para o Brasil?

Crise política e eficácia das políticas de auxílio determinarão recuperação econômica do Brasil
crise


Na sua entrevista aqui, Mankiw tinha observado que a recuperação econômica após a Covid-19 seria rápida, pois empregos e empresas seriam protegidos pelas políticas de auxílio implementadas pelo governo norte-americano por meio do seu Congresso e pelo Banco Central. 

Hoje ele novamente retomou a defesa - com a ajuda do gráfico abaixo (clique nele para aumentá-lo). Vamos por partes. A linha azul mostra o total de trabalhadores que perderam de forma permanente o emprego (em parte devido ao fechamento das empresas nas quais trabalhavam). Essa linha atinge um pico em 2009, quando a crise financeira estava no seu auge. Depois disso, ela decresce, evidenciando a gradativa recuperação produtiva do país.



Observe agora a linha vermelha, representando o total de trabalhadores dispensados do trabalho de forma temporária. Essa linha tem uma leve alta em 2009, e um aumento abrupto e fortíssimo no final da série - efeito da pandemia (Mankiw cunha esse período de Great Shutdown). 

O que isso significa? Quando temos perda de emprego de forma permanente, esse trabalhador leva mais tempo para arranjar alguma ocupação. Nos casos nos quais as empresas fecharam, isso representa uma menor produção para o país. Tais movimentos se revertem de forma lenta e gradual (veja a linha azul no gráfico). Por outro lado, quando a empresa continua existindo, mas tinha apenas reduzido sua capacidade operativa, ela pode rapidamente retomar o nível anterior de produção. É mais rápido também a realocação de seus trabalhadores, uma vez que estes foram apenas dispensados de forma temporária.

Se essas tendências são verdadeiras, então podemos esperar por uma rápida recuperação. Uma ressalva que coloco é o fato de considerarmos a suposição de que o auxílio financeiro do governo e do banco central conseguirá segurar empregos e empresas. Não sei o quão bem estamos fazendo isso aqui no Brasil. O gráfico retrata apenas os Estados Unidos. 

Por outro lado, se a história for um pouco parecida aqui no Brasil, podemos de fato aguardar por uma rápida recuperação (supondo que a crise política não irá perturbar muito o quadro econômico).


Nenhum comentário:

Postar um comentário