sexta-feira, 29 de maio de 2020

PIB da economia brasileira despenca 1,5%

Será difícil lidar com a crise econômica em meio à crise dos poderes políticos

crise no brasil


Foi divulgado hoje a queda do crescimento trimestral do PIB brasileiro (veja o gráfico abaixo). A reportagem do Valor Econômico afirmou que o Brasil sofreu dois choques, um de oferta e outro de demanda.

crescimento trimestral



O choque de oferta é a redução da oferta de trabalho, enquanto o choque de demanda é a queda abrupta do consumo e do investimento produtivo. Como os dois fatores jogam o PIB para baixo, o crescimento ficou negativo. 

Essa queda já era esperada. E pode ser que testemunhemos outras quedas trimestrais do PIB. Teremos, nesse difícil ano de 2020, marcado por enchentes e pandemia, queda anual do PIB também. O pior pode ser que, ao contrário dos países que estão reabrindo a economia, e engatinhando uma retomada da atividade da economia, o Brasil estará patinando, estando sujeito a outros picos da Covid-19, por não termos feito bem o dever de caso, leia-se: coordenação das ações para mitigar a disseminação da doença. O atual atrito entre os poderes executivo e judiciário é mais um agravante dessa crise que estamos passando.

Fonte do gráfico: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/05/29/ibge-crise-econmica-causada-por-covid-19-diferente-de-todas-anteriores.ghtml









Nenhum comentário:

Postar um comentário