Democratização das finanças ganha reforço com essas novas instituições
É quase unânime entre economistas a compreensão de que o sistema financeiro pode funcionar como ferramenta para melhorar a vida das pessoas. Um dos principais papéis que ele desempenha é o de alocar recursos ociosos (poupança) para potenciais empreendedores e empresários, os quais são desprovidos de capital.
As vantagens do sistema financeiro, todavia, não se resumem apenas na alocação de recursos entre credores e devedores. Ele pode ajudar a elevar o rendimento de nossas economias, diversificar o risco de nossas aplicações e construir nossa aposentadoria.
Atualmente uma evolução do sistema financeiro é a emergência das fintechs. Uma fintech é uma empresa digital que fornece serviço financeiro. Ela utiliza de tecnologia para desenvolver produtos financeiros, os quais podem ser acessados pela população por meio de smartphones. O grande exemplo atualmente é a empresa Nubank.
As fintechs aumentaram a inclusão financeira da população. Veja na figura abaixo que a proporção de pagamentos digitais tem aumentado em todas as regiões do globo. Basta a posse de um celular e acesso a internet para os indivíduos realizarem transações.
Uma grande vantagem da disseminação das fintechs é que parte da população, outrora à margem da formalidade, passa a constar nos bancos de dados. Tome por exemplo o auxílio financeiro de 600 reais do governo federal. Parte de sua ineficácia em fornecer socorro para os brasileiros é que muitos não foram localizados pelo banco de dados, pois não possuem conta corrente em instituições financeiras. O alastramento das fintechs é uma ferramenta para mitigar esse problema.
Demais vantagens das fintechs é o fornecimento de serviços financeiros a custo mais baixo, menor burocracia e maior facilidade e velocidade em realizar transações. Se antes tínhamos de deslocarmos até bancos ou caixas, agora basta um clique para realizar operações.
Recentemente o banco central do Brasil permitiu que pagamentos financeiros sejam realizados por meio do aplicativo Whatsapp. Embora ele não seja uma fintech, essa funcionalidade é parecida com a função das fintechs: destravar o sistema, agilizar operações e descentralizar suas operações. Os bancos estão corretos em sentirem um pouco ameaçados por esses avanços. Maior concorrência implica em menor lucro.
Por fim, veja no gráfico abaixo a relação positiva entre inclusão financeira e crescimento econômico. Não causa surpresa, após sabermos as vantagens que a inclusão financeira acarreta para a população, constatarmos adicionalmente que o crescimento do país é incrementado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário